segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Promoção Fanpage

Galera curtam nossa fanpage...
e participem desse sorteio
leia atentamente a informações e...

Boa Sorte !!!



http://www.facebook.com/atribodecristo

domingo, 2 de dezembro de 2012

Dons e Ministérios


Toda vez que as palavras “ministro” ou “ministério” aparecem na Bíblia (A.T. / N.T.) são utilizadas para indicar oficiais de natureza civil e religiosa. “Ministro” é um titulo dado a alguém que está encarregado de uma função ou ofício. Quando este termo é analisado, em seu devido contexto, fica absolutamente claro que esta é uma posição que envolve mais responsabilidades do que privilégios.
Exemplo no Antigo Testamento:

Levitas – sacerdócio (representar o homem diante de Deus) e músicos (cantores e instrumentistas).

NOTA: A palavra “Dons Espirituais” vem do grego charismata, que significa a “habilitação do favor de da graça de Deus”, que o Senhor Jesus Cristo, por meio do Espírito Santo,
colocou à disposição da Igreja.


Pontos básicos sobre os dons

  • São dados pelo Espírito Santo ao cristão desde a sua conversão (I Co 7:7);
  • Tem como finalidade básica a edificação do Corpo de Cristo (I Co 12:7 e Ef 4:12);
  • Não existe um número limitado de dons (I Co 12:4 e 11);
  • Todos os dons são para os dias de hoje e são úteis e aplicáveis na Igreja. (I Pe 4:10);
  • Todo crente possui pelo menos um Dom (I Co 7:7);
  • Os dons podem ficar adormecidos, mas não são retirados do crente (II Tm 1:6 e Rm 11:29);
  • O dom é diferente de talento. Ambos são dados por Deus, mas dom é sobrenatural e o talento é natural; e
  • Os dons só cessarão com a volta de Cristo (I Co 13.8-10, At 2.16-20 e I Co 1.4-9).


Dons Bíblicos


A Bíblia nos fornece uma lista de vinte e um dons espirituais, porém somente cinco deles são chamados de dons ministeriais



Como funcionam esses Dons?

Os dons funcionam da seguinte maneira:

Manifestacional – formas de capacitação sobrenatural, para a edificação do Corpo de Cristo;
Motivacional – suprir necessidades pela realização de projetos, inclusive sociais, que ajudam a outros (aliviando-os e animando-os);
Ministerial  comunicador com poder para divulgar as Boas Novas do reino de Deus, fundamentados na sã doutrina.
Todos eles contribuem para que a Igreja, o Corpo de Cristo seja completo.

MEDITE

“Os títulos não têm valor algum para Deus; a obediência ao chamamento, a fidelidade aos propósitos divinos e a representatividade de tudo que é celestial neste mundo terreno é que tem valor diante do nosso Senhor”.
Prof. Josadak Lima


Por Raphaela Gallo

Missão Integral da Igreja





RESUMO

A Missão Integral da Igreja é o trabalho voltado a contribuir para uma transformação positiva das pessoas nas seguintes áreas: físico, espiritual, econômico, psicológico, cultural e social; participar desta missão significa participar ao lado de Deus de sua intenção de promover e amar o ser humano. Neste sentido, a missão da Igreja e ao seu lado a evangelização, vão ser sempre um movimento voltado para a promoção da vida e da dignidade do ser humano no seu mais alto nível.

Palavras chave: Igreja; Missão; Social; Espiritual


1 INTRODUÇÃO

A relação da Missão Integral da Igreja com o ser humano esta ligada 24 horas por dia, quer dizer que o ser como cristão é referência e influência ao seu redor, no trabalho, em casa, com os vizinhos, amigos, parentes e na Igreja.

Cristão que realmente tem sua vivência e conduta como a de Cristo, é um cristão impactante e esta é sua missão, ser exemplo e ousado em divulgar o Reino de Deus, não o excluindo também do seu dever como voluntário para missões sociais e espirituais.


2 MISSÃO INTEGRAL DA IGREJA

A missão integral está relacionada com a expressão e vivência da fé em Jesus Cristo por parte da igreja, de uma forma não dividida e em todos os aspectos da vida.

A Missão Integral não é somente uma questão de que o evangelismo e o envolvimento social devam ser feitas juntas. Ao invés disso, na missão integral a nossa proclamação tem conseqüências sociais ao motivarmos as pessoas a amarem e se arrependerem em todas as áreas da vida.

O nosso envolvimento social tem conseqüências evangelísticas ao testemunharmos a graça transformadora de Jesus Cristo. Se ignorarmos o mundo, traímos a Palavra de Deus que nos envia para servir o mundo. Se ignorarmos a Palavra de Deus, não teremos nada para levar ao mundo. A justiça e a justificação pela fé, o louvor e as ações políticas, a transformação espiritual, material e pessoal, e as mudanças estruturais devem caminhar juntas. Assim como vimos na vida de Jesus, o ser e o fazer estão no centro da nossa tarefa integral.


3 ÁREAS DA MISSÃO INTEGRAL

A missão integral da igreja implica na proclamação do Reino de Deus na Terra, divulgando boas novas de salvação, confrontando o pecado, as injustiças e toda forma de opressão, tendo como responsabilidade a consciência social e espiritual, sejam internas ou externas.


3.1 MISSÃO INTEGRAL SOCIAL DA IGREJA

“E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades”.(Fp 4.19)

Implica na capacidade de mobilização da sociedade, onde predomina a preocupação com as injustiças, a pobreza e os desnivelamentos sociais. Cabe a Igreja estar atenta a deficiência da comunidade regional, para que haja a possibilidade de limitar esta carência, tais como:

As necessidades básicas supridas – atendendo as principais necessidades básicas das pessoas, assim como por alimentos, água, saneamento, saúde, moradia, educação e informação.

Participação e empoderamento – criando condições para que as pessoas pobres façam escolhas, participem em ações e decisões que afetam as suas vidas e se tornem agentes de transformação.

Bom gerenciamento de recursos – usando e distribuindo recursos ambientais de forma sustentável e compassiva, garantindo que as necessidades materiais de todos sejam supridas hoje e no futuro.

Defesa e promoção de direitos – engajando pessoas no trabalho de defesa e promoção de direitos para combater as injustiças estruturais e proteger as pessoas vulneráveis.

Mudança de valores – ajudando as pessoas a reconhecerem o seu verdadeiro valor por terem sido formadas à imagem e semelhança de Deus, desafiando e transformando os valores e a visão de mundo das mesmas.


3.2 MISSÃO INTEGRAL ESPIRITUAL DA IGREJA

“Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação, santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”.(1 Pe 2.9)

Os cristãos devem primeiramente buscar em Deus para instituir uma nova liderança ou governo, isto quer dizer que, mesmo a liderança sendo instituição de Deus-vontade do próprio Deus para nós, deve-se terá consciência e sabedoria ao escolhê-las, pois o governante irá influenciar em todo o seu contexto pessoal e comunitário.

É de responsabilidade da igreja o clamor para uma nova realidade, neste aspecto é primordial o foco genuíno para a comunidade e as nações.

Os cristãos devem servir de auxiliares espirituais e doares de interseções para que almas cativas e sedentas do amor e da misericórdia de Deus sejam atingidas, são suas responsabilidades o:

Envolvimento da igreja local – incentivando comunidades cristãs sustentáveis em seu compromisso com Jesus Cristo através da adoração, da oração e do ato de servir as pessoas pobres.

Oportunidades para conhecer a fé cristã – criando oportunidades para que as pessoas encontrem, reconheçam e sigam o senhorio de Jesus Cristo.

Cristãos em funções de liderança – cristãos servindo as suas comunidades e ocupando funções de liderança e responsabilidade fora do contexto da igreja.


4 CONCLUSÃO

A Igreja tem papel fundamental na sociedade, pois ela por ser a Noiva de Cristo, tem o dever de defender o Reino de Deus nesta terra, assim deve ser a igreja, uma unidade influente e defensora dos carentes.

Grandes coisas têm acontecido ultimamente em nossas realidades, nos damos conta da pobreza, da miséria e falta de caráter. Nós como povo eleito, escolhidos e separados por Deus, temos de ser imitadores de Cristo para que pratiquemos a boa obre e aperfeiçoemos nosso caráter cristão, com isto conseguiremos mudar não o mundo, mas ao menos o nosso redor, tendo a vivência e escolhas como a que Cristo teve, não tendo acepção de etnia e poder aquisitivo.

O que Cristo espera de nós é isso, ter a oportunidade de fazer as escolhas corretas para que outros possam se beneficiar tanto na Terra (material) como no Céu (espiritual).


5 REFERÊNCIAS

BEZERRA, Cícero Manoel.Missão Integral da Igreja.1 ed. Curitiba: SGEC Secretaria Geral de Educação e Cultura, 2010.

SAMPAIO, Adriana Câmara, SOBREIRO, Regina Câmara.Vida de  Cisto e Espiritualidade. 1ed. Curitiba: SGEC Secretaria Geral de Educação e Cultura, 2010.

TILZ-Tearfund International Learning Zone. Mobilizando a Igreja. Disponível em: <http:// tilz.tearfund.org/CP/>


Por Raphaela Gallo